top of page

A IRIS POR DETRAS DO ARCO! NOVO TRABALHO DE ADILSON MARIANO


O ator e dramaturgo, Adilson Mariano, está organizando o novo livro intitulado A IRIS POR DETRAS DO ARCO. Com vasta produção em dramaturgia, destacando-se a adaptação de A Mandragora (Maquiável) e So Para Mulheres (Aristofanes), o também filosofo e historiador experimenta a produção de crônicas e contos. Nos livros anteriores abordou a questão do poder feminino em se reconstruir (Bombyx Mori) e na capacidade de adaptação humana (Homini Frageli) e agora busca desvendar ao leitor uma percepção sobre “o que está por detrás do arco-iris”. Clara alusão ao emblemático símbolo LGTB+. A inovação deste projeto se dá pela convocatória para que cinco textos com a mesma abordagem e escritores LGBT+ pudessem ser selecionados e desta forma ampliar a “Iris”.


O Projeto Cultural é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, através da Prefeitura Municipal de Ipatinga, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e através do Fundo Municipal de Cultura. No período de o dia 16 de fevereiro à 04 de março de 2024 foram inscritos trinta textos de escritores LGBT+ para participarem do novo trabalho de Mariano.


Os textos apresentados não foram restritos somente ao Vale do Aço, uma vez que os estados do Amapá, Espirito Santo e Rio de Janeiro tiveram participantes. Conforme, Adilson, a escolha foi difícil, pois precisava abordar claramente histórias, poemas ou poesias com a temática explicita LGBT+ e sem nenhum contexto erótico. O fato de não ser da região de Ipatinga, embora, fossem excelente, fez com que alguns textos não conseguissem a pontuação necessária para permanecer entre os cinco escolhidos.


Agora o livro caminha para a editora e em breve será realizado o lançamento na Faculdade Anhanguera de Ipatinga e na Escolha Nilza Luiza Souza Butta. Na ocasião o evento será transmitido via youtube (com interprete de Libras) e contará com a leitura de alguns contos, crônicas e poemas e claro, a participação de alguns dos autores selecionados. Será um momento de reflexão e arte.


O lançamento do livro está previsto para maio de 2024. O Projeto é coordenado e produzido por Adilson Mariano, tendo como revisora e curadora a atriz e professora Helena Leitão.


Textos Selecionados

A Fumaça Que Repele O Arco-Íris

Cores De Minh'alma

Mister Wilde, A Hora Que Eu Mais Gosto

Meu Corpo Lido Como Neutro

Nossos Amores Jamais Cruzarão A Mesma Rua

Cores De Minh'alma


Ficha técnica:

Assistente de Produção - Michel Petzold

Assessoria - Weendel Guimarães

Coordenador Financeiro - Carlos Passos

Elaboração: Filó Incubadora.

Contatos: @adilsonmarianoipa e adilsonator@hotmail.com

11 visualizações0 comentário
bottom of page