top of page

Ciclo Musical Arte em Movimento chega a Periquito


Escolas e creches da cidade recebem atividades musicais dentro da programação do projeto que é realizado pelo Grupo Boca de Cena, com apoio da Prefeitura de Periquito e Fundação Renova


O Grupo Teatral Boca de Cena leva para a cidade de Periquito uma programação especial voltada para alunos da rede pública de ensino, dentro da programação do projeto Ciclo Musical – Arte em Movimento. As atividades são realizadas com apoio da Prefeitura de Periquito e Fundação Renova, por meio do 2º Edital Doce e acontecem de 27 de fevereiro a 01 de março em várias unidades de ensino da cidade.


As Palestras Musicais e Histórias Musicadas serão realizadas em escolas e creches localizadas no Centro da cidade, em Boachat - Assentamento /Serraria, e nos distritos de São Sebastião do Baixio e Pedra Corrida. Todas as atividades são oferecidas gratuitamente.

De acordo com o coordenador artístico Claudinei de Souza, levar as atividades do projeto para as unidades de ensino de Periquito é gratificante, pois estreita ainda mais os laços da arte com o corpo professores e alunos das escolas. “Essa tem sido a missão dos projetos que temos executado pelo interior de Minas, trabalhar com a formação de público para as artes de um modo geral. Já circulamos com projetos de artes cênicas e agora com a música. E a cada localidade por onde passamos a resposta é sempre positiva”, avalia o coordenador.


Palestras Musicais Interativas


O músico e diretor musical Júnio Endrick e a atriz e instrumentista Daniela Alves são os facilitadores das Palestras Musicais Interativas. Trata-se de uma proposta baseada em sonoridades que constroem narrativas e histórias que se contam com sons. O objetivo é levar os participantes a experimentarem as possibilidades sonoras e narrativas, brincarem com palavras, sons, músicas, causos, contos. É uma abordagem metodológica na qual o fazer precede o conhecer e a criação se dá pela vivência corporal e espacial, estimulada durante a palestra.


Na oficina são disponibilizados para os participantes objetos sonoros, para que eles possam utilizar durante todo o processo, criando, assim, uma partitura coletiva única para cada evento. Ao final, pretende-se elaborar com os participantes um conceito de cinestesia musical de como a música se relaciona com imagens, histórias e narrativas.

Histórias Musicadas – Minas Palavra Poema


Outra atividade integrante desta primeira semana do Ciclo Musical – Arte em Movimento na cidade de Periquito é o Histórias Musicadas – Minas Palavra Poema. Trata-se de um espetáculo de contação de histórias poéticas e musicais que traz para a cena o encanto dos morros de Minas, seus rios, roças e de seus sons.


Uma trupe de artistas sai mundo afora a procura da poesia. Em Minas, encontram, além da poesia de Drummond, Adélia Prado, Alphonsus de Guimaraens; histórias poéticas de Bartolomeu Campos de Queiros, Rubem Alves e Guimarães Rosa. A trilha sonora é toda executada ao vivo pelos artistas Junio Endrik, viola caipira, voz e direção musical; Daniela Alves, tambor mineiro e voz; e Mari Antonaci, tambor mineiro e voz.


O Ciclo Musical – Arte em Movimento é uma ação itinerante do Grupo Teatral Boca de Cena que circula pelo interior de Minas, realizando atividades que possibilitam uma troca de vivências entre o público e os artistas. O projeto conta com a coordenação geral de Claudinei de Souza, produção executiva de Rodolfo Bello e assistência de produção de Lívia de Souza e Mari Antonaci. A programação completa do Ciclo Musical Arte em Movimento pode ser conferida no instagram @bocadecenaipatinga ou no site www.grupobocadecena.com.br


Informações pelos telefones: (31) 98883-3142 ou (31) 98662-4085.

Serviço:

Ciclo Musical – Arte Movimento - 27 de fevereiro a 01 de Março 2024

Realização: Grupo Teatral Boca de Cena

Colaboração: Prefeitura de Periquito / Aproc

Apoio: Dama Espaço Cultural / Fundação Renova / 2º Edital Doce

⦁ Palestras Musicais Interativas

27/02 – Terça-feira: Centro

10h30 – E.M. Waldomiro Barrel

13h30 – E.E. Dep. Hilo Andrade

28/02 – Quarta-feira: Boachat (Assentamento/ Serraria)

10:30h – E.M. Professora Francisca Martins

29/02 – Quinta-feira: São Sebastião do Baixio -

10h30 – E.M. S. Sebastião do Baixio

01/03 – Sexta-Feira: Pedra Corrida

10h30 – E.M. Dom José Maria Pires

⦁ Histórias Musicadas - Minas Palavra Poema

27/02 – Terça-feira – Centro

8h - CEMEI - Criança Feliz

28/02 – Quarta-feira: Boachat (Assentamento/ Serraria) e Centro

8h – E.M. Professora Francisca Martins – com participação do CEMEI - Cantinho Feliz

13h30 – CEMEI - Criança Feliz (Centro)

29/02 – Quinta-feira: São Sebastião do Baixio

8h – E.M. S. Sebastião do Baixio - com Participação dos alunos do CEMEI - Sonho Encantado

01/03 – Sexta-Feira - Pedra Corrida

8h – E.M. Dom José Maria Pires

6 visualizações0 comentário
bottom of page