top of page

Destaque Cultural do Vale do Aço, Wenderson Godoi, Representará Minas Gerais na 4ª Conferência Nacional de Cultura em Brasília


Wenderson Godoi, artista da dança, curador, gestor e produtor cultural, integrante do Hibridus Dança, terá a honra mais uma vez de representar Minas Gerais como delegado na 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), que ocorrerá de 4 a 8 de março de 2024, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.


O Vale do Aço terá uma presença significativa, com Godoi e João Michel sendo os únicos delegados da região nesta conferência. A delegação mineira contará com 45 representantes, sendo 40 eleitos na Conferência Estadual de Cultura realizada em Belo Horizonte em dezembro, 03 delegados natos do Conselho Nacional de Cultura representando o Sudeste (entre eles João Michel de Ipatinga) e outros 2 delegados natos do Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais, sendo Wenderson Godoi pela sociedade civil e Maristela Rangel, Chefe de Gabinete e coordenadora da comitiva de MG, pelo poder público.


Wenderson Godoi, com uma trajetória marcada por sua atuação desde 1995 na região do Vale do Aço, é co-fundador do Grupo Hibridus Dança. Sua trajetória cultural inclui a presidência do Conselho Municipal de Cultura de Ipatinga, participação em conferências estaduais e nacionais de cultura, e contribuições importantes para o Plano Municipal de Cultura de Ipatinga.


Além de seu trabalho no cenário político e cultural de Minas Gerais, Godoi tem se dedicado à promoção da diversidade, inclusão e empoderamento da comunidade negra e LGBT+. Atualmente, é integrante da Rede Mineira de Pontos de Cultura e membro do AVVA Coletivo de Artes Visuais do Vale do Aço.


A 4ª CNC, com o tema "Democracia e Direito à Cultura", reunirá mais de 3 mil participantes de todo o Brasil para discutir políticas públicas culturais. O evento é estratégico após a reconstrução do Ministério da Cultura e visa fortalecer os direitos culturais e o estado democrático de direito.


Os seis eixos temáticos incluem questões fundamentais como Sistema Nacional de Cultura, Democratização do acesso à cultura, Identidade, Patrimônio e Memória, Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural, Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade, e Direito às Artes e Linguagens Digitais.


Wenderson Godoi, junto a outros representantes, contribuirá para as propostas que orientarão o novo Plano Nacional de Cultura para a próxima década. A CNC é realizada pelo Ministério da Cultura e pelo Conselho Nacional de Política Cultural, co-realizada pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), e conta com o apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil).


Este é um momento crucial para a cultura brasileira, e a participação ativa de representantes como Wenderson Godoi destaca a importância da diversidade e da inclusão nos debates que moldarão o futuro cultural do país.


Serviço

4ª Conferência Nacional de Cultura

Data: 4 a 8 de março

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães/ Brasília


3 visualizações0 comentário
bottom of page