top of page

SARAU AUTORAL REALIZA SEU PRIMEIRO FESTIVAL


DA RUA AOS PALCOS potencializa o protagonismo da Cultura Urbana.


Neste domingo, 25 de fevereiro, a partir das 16h, no Anfiteatro do Parque Ipanema acontece o primeiro festival Da Rua Aos Palcos. Oriundo do projeto “Sarau Autoral”, marca uma nova etapa para a produção underground do VDA.


Gabriel Poeta, idealizador e coordenador geral do festival afirma que, “Da Rua Aos Palcos” foi idealizado visando construir caminhos que ampliem a profissionalização dos artistas urbanos que antes lutavam por pequenos espaços no cenário artístico do Vale do Aço; que mesmo tendo participado de outros projetos com a nomenclatura de ‘’cultura urbana’’ a maioria era recebida como “amador”. Nosso festival reconhece a trajetória desses artistas, sua potência e busca ampliar, de fato, os processos de profissionalização dos mesmos.

Com uma programação plural o festival traz diversas atrações especiais que abrange toda a cultura underground. Shows com artistas do rap, do funk, apresentações de monólogos, exposição de arte, declamação de poesia, e a conhecida batalha de MC’s; com um setlist composto totalmente por talentos do Vale do Aço.


Da Rua Aos Palcos está sendo realizado em parceria com o artista Talisson Rian, em arte Talikinho, idealizador e produtor da Batalha Da V.I, projeto que acontece na praça Janet Clair, localizada no bairro Ideal.


Para Talikinho, que também assina a produção do Festival, é de extrema importância que os agentes e mobilizadores da cultura urbana da nossa região sejam vistos como de fato são, artistas! O rap é potência, vive e emana de e onde vivemos, "Da Rua Aos Palcos" é apenas um ponta pé inicial do que está por vir. Isso é por todos que fizeram e ainda fazem com que a cultura urbana viva e se perpetue inabalável até hoje, é por “nois”! Mas respeito a todos que construíram a base do Rap em Ipatinga e nas cidades em volta. Já estava mais que na hora do Hip-Hop no Vale do Aço, quem já tem uma longa trajetória, ser valorizado.


Em cena estarão 26 artistas, na música: Jaísa Caldas, Carmem Kemoly, The Sete, Rude Boy, Preta Lua e Ruan Sincero; na poesia: Kadosh Miranda e Chagas; nas artes visuais: Temmie e Meli e na batalha de rima: Ray MC, Preta Lua, Dizus. THL, Afro MC, Walbim MC, Dallon, WR, 2B MC, Alemão, Chagas, Jotaaga, Cachorro Loko, FLV, Dave e Play MC .



Os Mestres de Cerimônia serão Matí Lima, Talikinho e Gabriel Poeta.


Para Matí Lima, produtor executivo do festival, o projeto sinaliza uma grande oportunidade para o poder público, assim como a iniciativa privada modificar o olhar sobre a produção cultural urbana e underground. Muito tem se falado em representatividade e protagonismo, na arte não tem sido diferente, o que mais vemos no Brasil são projetos que utilizam da cultura urbana para compor sua programação, entretanto não coloca seus artistas em posições estratégicas e de tomada de decisão nesses projetos desde sua concepção. Precisamos praticar o: nada de nós sem nós.



Da Rua Aos Palcos é uma proposta idealizada e realizada em sua totalidade por artistas que, de fato, vivenciam e fortalecem a cultura urbana no seu dia-a-dia, de forma a incidir na democratização e acesso aos bens culturais, continuamente. E isto é importante, para que o público geral, a iniciativa privada e pública, diferenciem os projetos realizados por produtores que constroem a cultura urbana, dos realizados por produtores que utilizam a cultura urbana. Os dois modelos de produção existem e são legítimos; entretanto não são a mesma coisa. Queremos nossa arte ocupando todos os espaços; principalmente queremos que os projetos idealizados por nós também sejam incentivados/patrocinados, afinal os artistas urbanos também fazem parte da cadeia produtiva da Economia Criativa, são produtores e gestores capacitados; e não apenas prestadores de serviços.


O projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, através da Prefeitura Municipal de Ipatinga, Secretaria Municipal de Esporte Cultura, Esporte e Lazer, através do Fundo Municipal da Cultura. Por meio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.


SERVIÇO:

DA RUA AOS PALCOS

Domingo, a partir das 16h Anfiteatro do Parque Ipanema GRATUITO

5 visualizações0 comentário
bottom of page