top of page

Cultura Hip-Hop movimenta a praça Praça Maria das Neves Soares no Amaro Lanari as terças feiras com a Batalha da Fronteira AL.



Toda terça-feira, a Praça Maria das Neves Soares, carinhosamente conhecida como Dona Lia, no bairro Amaro Lanari, em Coronel Fabriciano, se transforma em um cenário vibrante e pulsante da cultura Hip-Hop. É lá que acontece a Batalha Da Fronteira AL, um evento que não apenas anima as noites, mas também fortalece os laços comunitários e oferece uma plataforma para os talentos locais.


A partir das 19:30, os jovens e entusiastas do Hip-Hop se reúnem para mostrar suas habilidades de rap, dança e expressão artística, em um ambiente marcado pela criatividade e pela troca de experiências. Entre os frequentadores assíduos está Walbim MC, produtor e morador do Bairro Amaro Lanari, que ressalta a importância desse movimento para a comunidade local e para os jovens e adolescentes em particular.


"Ver a cultura Hip-Hop ocupando o nosso bairro é algo incrível. Além de proporcionar entretenimento, essa ocupação representa uma oportunidade valiosa para os jovens mostrarem seus talentos e expressarem suas realidades através da música e da arte urbana", afirma Walbim MC. "É um espaço de inclusão e empoderamento, onde cada um pode se sentir parte de algo maior e desenvolver suas habilidades de forma positiva."


A Batalha Da Fronteira AL não é apenas um evento isolado, mas parte de um movimento cultural crescente no Vale do Aço. Nos últimos anos, o número de batalhas de rap, saraus e Slam's tem aumentado significativamente, demonstrando o vigor e a diversidade da cena Hip-Hop na região. A ocupação da Praça Maria das Neves Soares é apenas mais um exemplo desse crescimento, mostrando que a cultura Hip-Hop não apenas sobrevive, mas floresce, encontrando seu espaço em diferentes comunidades.


Além disso, o apoio do Básico Coletivo Artístico tem sido fundamental para o sucesso e a continuidade desses eventos. A organização tem fornecido suporte logístico, promovendo a divulgação e oferecendo recursos para garantir que a Batalha Da Fronteira AL e outras iniciativas culturais possam acontecer de forma regular e sustentável.


"É emocionante ver como o Hip-Hop tem ganhado força em nossa região", destaca Walbim MC. "Esses eventos não só proporcionam entretenimento, mas também promovem a reflexão e o diálogo sobre questões sociais. É uma forma de dar voz aos que muitas vezes são marginalizados e de promover a unidade através da música e da arte."


Com a Batalha Da Fronteira AL se tornando um ponto de referência semanal para os amantes do Hip-Hop em Coronel Fabriciano, a expectativa é de que esse movimento cultural continue a crescer, inspirando e capacitando ainda mais jovens da região. E enquanto as terças-feiras na Praça Maria das Neves Soares forem marcadas pela música, pela dança e pela expressão artística, o legado desse movimento só tende a se fortalecer.


Matéria por: Kadosh Miranda

36 visualizações0 comentário
bottom of page